DOC.OIFTV

sábado, 22 de agosto de 2009

Olá amigos, sou Rafael Zimbrão

Começa aqui Doc.OIFTV... Será aos sábados ás 21 horas.
E hoje nossa primeira matéria especial traz até você um pouco sobre a história sombria que aterrorizou uma época, há 60 anos pra sermos exato.
Falaremos Sobre o Império Nazista.



Você que vem acompanhando a Web-Série “Gritos da Liberdade” já deve ter prestado atenção nas falas dos personagens, referencias sobre certas organizações nazistas. Não é? E você que ainda não leu, também vai saber um pouco sobre essas organizações.
Primeiramente vamos rever alguns trechos da Série “Gritos da Liberdade”
Vejam:



Sofia, me disseram que você se recusou a se inscrever na liga de moças alemãs!
Sim, mas porque...
Mas... não entendo totalmente as convicções delas, mãe!
Não gostava daqueles ensaios das paradas militares. E também porque disseram que Rosa não podia se inscrever...

(trecho do segundo episódio de Gritos da Liberdade)



E hoje falaremos Sobre a “Liga das Moças Alemãs”
Em alemão se diz “Bund Deutscher Mädel” ou BDM




A BDM era uma organização ligada ao Partido Nazista e criada para congregar as meninas alemãs ou filhas de cidadãos alemães que fossem sadias, entre 14 e 18 anos. Fundada em 1930 como uma seção feminina da Juventude Hitlerista (Que em breve falaremos sobre este) nunca teve a popularidade do ramo masculino, só aumentando em numero depois que se tornou obrigatório o alistamento em 1936 para todas as meninas a partir dos 10 anos.


Assim como JH, a BDM tinha como objetivo doutrinar a juventude e proporcionar atividades que desenvolvesse corpo e mente. Se para os meninos isso já poderia ser encontrado em outras organizações preexistentes, para muitas meninas, praticar esportes, acampar e viajar sozinhas eram algo realmente novo, revolucionário e libertador. Mesmo que a BDM tivesse os 18 anos como data limite, algumas moças (especialmente aquelas de famílias abastadas ou que tivessem se destacado de alguma forma) permaneciam na organização desde que não se casasse e tivesse filhos.


Inspirada também em princípios espartanos, a BDM tinha como objetivo, através dos múltiplos exercícios e da vida saudável, formar as futuras mães do povo alemão. Dessa forma as moças da BDM eram preparadas para serem boas mães, boas esposas e boas donas de casa.
Havia um ditado alemão que dizia que para as mulheres bastava “Kinder, Küche, Kirche” isto é “Crianças, Cozinha, Igreja”.
Os nazistas estimulavam os casamentos desde que aprimorassem a “raça superior”, assim criou-se uma divisão na BDM para moças de 17 e 21 anos, a Glaube und Schöbheit (Criança e Beleza) que tinha como objetivo formar as futuras noivas dos oficiais da elite das forças alemãs, as SS, ou membros de prestigio do Partido Nazista.





As moças da BDM também se uniram ao esforço de guerra. Antes de 1943, em atividades de caridade, arrecadação de fundos e outras tarefas tidas como “femininas”. Quando o esforço de guerra chegou ao seu limite, tornaram-se enfermeiras, e passaram a executar alguma atividade militares de apoio, para que os máximos de homens fossem liberados para estar nos campos de batalhas.



Na Próxima semana continuaremos o Doc.OIFTV
Império Nazista. Tempos Sombrios



Rafael Zimbrão

1 comentários:

Maria Terezinha(TE) disse...

Vc parece ser bem informado sobre o nazismo. Vc lê muito sobre isso?

;

Gente que faz o OIFTV:

Felipe Silva -Administrador geral do Blog

Rafael Zimbrão - Autor de Webs series e Webs novelas

Paulo Victor Alexandre - Colunista