DOC.OIFTV "A Juventude a serviço de Hitler"

sábado, 29 de agosto de 2009

Olá pessoal, e hoje falaremos da Juventude Hitlerista.
Você que acompanha a série “Gritos da Liberdade” deve ter percebido muito sobre essa organização, assim como falamos na semana anterior sobre A liga de moças alemãs! Hoje é a vez da versão masculina, que era bem mais sucedida do que a feminina.





Uma das coisas que os nazistas compreenderam desde o inicio era a necessidade de envolver a juventude em suas atividades, colocar a sua energia a serviço da ideologia, do novo regime. Não se tratava simplesmente de controlar e disciplinar como muitos gostam de fazer crer, mas formar jovens que pudessem manter vivo aquilo que os nazistas acreditavam que a Alemanha deveria ser.



Dentre as organizações para a juventude alemã, destaca-se a Juventude Hitlerista (Hitler-Jugend), organização paramilitar que no inicio, em 1922, congregava meninos entre 14 e 18 anos. Como outras organizações de jovens terminaram sendo banidas, a JH passou a ser única alternativa. A partir de dezembro de 1936,a filiação ao grupo passou a ser obrigatória e com o passar dos anos, a organização passou aceitar meninos de 9 anos. Em 1939, todos os meninos eram obrigados a aderir mesmo contra a vontade dos pais.
A juventude Hitlerista surgiu quase ao mesmo tempo em que o partido nazista e seus membros eram jovens de Munique comprometidos com a ideologia pregada por Hitler. Os meninos eram divididos em células e doutrinados por membros adultos do partido. O anti-semitismo e a idéia de superioridade da “raça” ariana eram semeados entre adolescentes. Tudo isso era mesclado com a disciplina militar, exercícios físicos, vida ao ar livre e as exibições publicas de força – desfiles, atividades atléticas – tão caras a Hitler.
Havia toda uma preocupação me formar idéia de coletividade, de grupo e aprimorar física e moralmente os jovens. A inspiração em Esparta, a cidade grega de cidadãos soldados era clara, e certo nível de crueldade dos mais velhos com os mais jovens era tolerada.
A partir de 1943, quando a Alemanha mergulhava no esforço de guerra e necessita do máximo de homens possível, rapazes entre 16 e 18 anos passam a ser reservistas e são mandados aos campos de batalha sempre que necessário. Foi formada então uma divisão, a 12° SS-Panzer-Division Hitlerjugend, formada pelos meninos da JH que ganhou a reputação por sua crueldade, e que teve o mais jovem comandante da divisão até então, Kurt Meyer de 33 anos.





Quando Berlim foi cercada, homens velhos e meninos foram convocados para engrossar as fileiras de defensores, e meninos da JH com média de 12 anos foram contados entre os soldados. Como pertence à JH era compulsório, toda uma geração de alemães passou pela organização.
Apesar dos crimes cometidos por membros da organização, eles não foram punidos como adultos com o fim da guerra. Eram crianças ou menores de idade, sem direito de escolha, e, dentro das possibilidades, foram acolhidos e tratados de forma humanitária.




Bem pessoal,
Semana que vem falaremos mais dos tempos sombrios da Alemanha Nazista.



E não percam, daqui a pouco tem mais um episódio de Gritos da liberdade, a guerra começa e com ela um show de horrores.



Até sábado que vem!

Tchau!

0 comentários:

;

Gente que faz o OIFTV:

Felipe Silva -Administrador geral do Blog

Rafael Zimbrão - Autor de Webs series e Webs novelas

Paulo Victor Alexandre - Colunista